Carta Topográfica
Carta topográfica é a representação, em escala, sobre um plano dos acidentes naturais e artificiais da superfície
terrestre de forma mensurável, mostra as suas posições planimétricas e altimétricas. A posição altimétrica ou relevo é normalmente determinada por curvas de nível, com as cotas referidas ao nível do mar.
Assim, a carta topográfica é o documento que representa, de forma sistemática, geralmente em escalas entre 1:100.000 e 1:25.000, a superfície terrestre por meio
de projeções cartográficas.
Note que cartas topográficas não são mapas, embora guardem com esses muitas semelhanças. Ao contrário dos mapas, que representam certas porções bem definidas do espaço terrestre, como cidades, estados, mares, países, cujos limites são físicos ou políticos; os limites de uma carta topográfica são matemáticos, geralmente meridianos e paralelos.
Carta Geológica
Carta geológica é um mapa onde são encontradas informações geológicas. Devem ser mostradas informações sobre o que está por baixo da superfície terrestre. É possível, então, representar numa carta geológica o seguinte:
Carta Geológica de Portugal Continental |
- Tipo, idade relativa e localização das diferentes formações geológicas;
- Tipo e localização do contacto entre os diferentes tipos de litologia;
- Tipo e localização dos depósitos de superfície;
- Direcção e inclinação das rochas estratificadas;
- Tipo e localização de aspectos relacionados com a deformação das rochas;
- Base topográfica que serve de apoio à cartografia geológica.
Fonte:
Carta geológica carta geológica de portugal continental Carta Topográfica
Este é o tema que estamos a abordar nas aulas de Geologia neste momento, achamos um tema bastante interessante, por isso quisemos por aqui esta breve sintese do conteúdo abordado.
Este é o tema que estamos a abordar nas aulas de Geologia neste momento, achamos um tema bastante interessante, por isso quisemos por aqui esta breve sintese do conteúdo abordado.
cartas geologicas são mapas?
ResponderEliminar