quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Grãos de areia revelam mundo de cores e formas

        Um cientista americano fotografa grãos de areia e amplia as imagens em mais de 250 vezes, revelando estruturas de formatos inusitados e cores vivas.
       ''Cada grão de areia é único'', afirma Gary Greenberg, director do Laboratório de Microscopia e Microanálise do Instituto de Astronomia na Universidade do Havaí (EUA).
        Greenberg, que fotografa grãos de areia há dez anos, é fotógrafo e cineasta, mas mudou-se de Los Angeles para Londres no ano 1970 com o objetivo de se tornar doutor em pesquisa biomédica pela University College, na capital britânica.
       O especialista diz que os grãos trazem consigo histórias sobre a geologia, a biologia e a ecologia da região onde se originam.







Para captar as imagens, ele utiliza microscópios especiais tridimensionais.

Reflexão: Com isto percebemos que há vários tipos e formas de grãos de areia que não conseguimos ver a olho nu. Ficamos bastante surpreendidos com estas imagens!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Erupção vulcânica: Ilha de El Hierro em alerta amarelo


Os serviços de observação sísmica registaram uma erupção vulcânica submarina a mil metros de profundidade debaixo de água, a ocorrer ao largo da ilha canária El Hierro, em Espanha, segundo avançou o diário espanhol «El Mundo». Investigadores espanhóis detectaram uma alteração no tipo de ondas, o que poderia significar que no fundo do mar se estão a produzir emissões de gases e lava.

Recorde-se que a erupção tem lugar dois dias após se ter registado um sismo de 4,3 na escala de Richter. Os especialistas avançaram ainda que o fenómeno levou a uma alteração súbita no processo sísmico, já que acabou por paralisar a trepidação que se sentia há semanas na ilha canária.

No entanto, Teresa Ferreira, investigadora da Universidade dos Açores, considerou hoje "pouco provável" a observação à superfície de fenómenos associados à erupção vulcânica submarina. 

"Tendo em conta informações indicando a possibilidade de a erupção estar a ocorrer a dois mil metros de profundidade, numa zona da Crista Média Atlântica, é pouco provável que cheguem à superfície materiais expelidos pela possível erupção"
, afirmou a investigadora do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos. Teresa Ferreira salientou que a erupção submarina da Serreta, ocorrida entre 1998 e 2000 ao largo da ilha Terceira, nos Açores, foi uma “situação especial”, tendo chegado à superfície materiais que foram observados por pescadores.

Turquia: sismo causou mais de 250 mortos

O sismo de magnitude 7,2 que sacudiu domingo a província oriental de Van, na Turquia, provocou, pelo menos, 217 mortos e 1.090 feridos, indica um novo balanço apresentado pelo ministro do Interior, Idris Naim Sahin.
De acordo com os dados oficiais apresentados pelo governante, cerca de uma centena de pessoas morreu na província de Van, próximo do Irão, e outras 117 em Ercis.
Para o instituto norte-americano de geofísica (USGS), o sismo poderá ter causado entre 500 e 1.000 mortos e cientistas turcos estimam que podem existir já mil mortos face às características das habitações e à violência do sismo.
O epicentro do sismo, de magnitude 7,3 na escala de Richter e que se fez sentir às 10h41 GMT (11h41 de domingo em Lisboa) foi a 19 quilómetros a nordeste da província de Van e a uma profundidade de 7,2 quilómetros, de acordo com o instituto norte-americano.
O sismo terá causado o colapso de dezenas de edifícios na capital da província, a cidade de Van, e também na cidade de Ercis, nas margens do grande lago de Van.
Entre os edifícios que ruíram está um dormitório para estudantes, onde há várias pessoas soterradas. Diversas réplicas, algumas fortes, foram sentidas durante a tarde em toda a região, incluindo em províncias vizinhas, e mesmo no norte do Iraque e no vizinho Irão.
As autoridades accionaram uma vasta operação de auxílio e salvamento, e vários aviões com equipas de salvamento e com artigos de primeira necessidade foram já enviados para o aeroporto de Van, que se mantém aberto. As operações continuarão toda a noite.
O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, cancelou de imediato o seu programa e voou para Van para controlar pessoalmente no terreno as operações de salvamento, que continuarão durante a noite que se aproxima..

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Correntes de convecção mantélica



Modelo animado de correntes de convecção térmica, formadas num fluído (água), dentro de um recipiente aquecido. Antes que a água ferva estabelecem-se correntes de convecção térmica, ascendentes desde o fundo do recipiente até à superfície da água. Essas correntes ascendentes originam correntes radiais de superfície e arrefecem. Por isso descem pelas paredes do recipiente, uma vez que a água fria é mais densa do que a água quente. Deste modo as correntes são contínuas, enquanto houver calor e fluído.




Este esquema mostra um mecanismo de transporte das placas, análago ao modelo animado da corrente de convecção térmica. Por exemplo, o calor radioactivo acumulado no interior da Terra e não completamente dissipado pelo vulcanismo que será suficiente para aquecer as camadas do manto e gerar correntes de convecção térmica ascendentes, semelhantes às que se formam com a água a ferver, que transportam as placas por arrastamento.



Os diferentes modelos de Convecção mantélica








Existem 3 modelos de convecção mantélica, porém um deles tem vindo a surgir mais recentemente.

Foram propostos dois modelos de convecção mantélica nas últimas duas décadas, que são:
  • Modelos de circulação convectiva num só nível, ou seja, a matéria atravessa a zona de transição e não existe camada limite térmica a este nível.

  • Modelo de circulação convectiva a dois níveis, isto é, não existem trocas de matérias entre o manto superior e o mando inferior, separados por uma camada limite térmica ao nível da descontinuidade dos 670km.

O modelo mais recente é o modelo de consenso ou também designado de modelo de convecção penetrativo, pois a zona de transição abranda a convecção mas não a impede. Assim, será necessário admitir que os movimentos de convecção do manto serão muito mais complexos que o previsto inicialmente, tanto a nível da sua natureza como da sua evolução temporal.

Fonte: http://domingos.home.sapo.pt/tect_placas_5.html

Técnicas fotográficas

Fotografia Panorâmica - fotografia que captura a vista inteira de uma área próxima.


    No dia 13 de Outubro deste ano lectivo na aula de Geologia, o Professor ensinou-nos como fazer uma fotografia panorâmica.
    Para este efeito tivemos que tirar várias fotografias, por isso pegamos num monopé, para não resgistar nenhum ponto de desfocagem, colocamos a máquina na vertical, da esquerda para a direita em 180º com vários pontos de referência, pois cada fotografia deve conter mais ou menos 15º da fotografia anterior. Tiramos várias fotografias e com o programa HUGIN fizemos a montagem de todas as fotografias tiradas.


Fotografia Macro -  é a fotografia de pequenos seres e objectos ou detalhes que normalmente passam despercebidos no nosso dia-a-dia 


Regra dos tres terços - Destaca os pontos da fotografia


Fotografia HDR - Fotografia de alto alcance