terça-feira, 25 de outubro de 2011

Turquia: sismo causou mais de 250 mortos

O sismo de magnitude 7,2 que sacudiu domingo a província oriental de Van, na Turquia, provocou, pelo menos, 217 mortos e 1.090 feridos, indica um novo balanço apresentado pelo ministro do Interior, Idris Naim Sahin.
De acordo com os dados oficiais apresentados pelo governante, cerca de uma centena de pessoas morreu na província de Van, próximo do Irão, e outras 117 em Ercis.
Para o instituto norte-americano de geofísica (USGS), o sismo poderá ter causado entre 500 e 1.000 mortos e cientistas turcos estimam que podem existir já mil mortos face às características das habitações e à violência do sismo.
O epicentro do sismo, de magnitude 7,3 na escala de Richter e que se fez sentir às 10h41 GMT (11h41 de domingo em Lisboa) foi a 19 quilómetros a nordeste da província de Van e a uma profundidade de 7,2 quilómetros, de acordo com o instituto norte-americano.
O sismo terá causado o colapso de dezenas de edifícios na capital da província, a cidade de Van, e também na cidade de Ercis, nas margens do grande lago de Van.
Entre os edifícios que ruíram está um dormitório para estudantes, onde há várias pessoas soterradas. Diversas réplicas, algumas fortes, foram sentidas durante a tarde em toda a região, incluindo em províncias vizinhas, e mesmo no norte do Iraque e no vizinho Irão.
As autoridades accionaram uma vasta operação de auxílio e salvamento, e vários aviões com equipas de salvamento e com artigos de primeira necessidade foram já enviados para o aeroporto de Van, que se mantém aberto. As operações continuarão toda a noite.
O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, cancelou de imediato o seu programa e voou para Van para controlar pessoalmente no terreno as operações de salvamento, que continuarão durante a noite que se aproxima..

Sem comentários:

Enviar um comentário