terça-feira, 25 de outubro de 2011

Erupção vulcânica: Ilha de El Hierro em alerta amarelo


Os serviços de observação sísmica registaram uma erupção vulcânica submarina a mil metros de profundidade debaixo de água, a ocorrer ao largo da ilha canária El Hierro, em Espanha, segundo avançou o diário espanhol «El Mundo». Investigadores espanhóis detectaram uma alteração no tipo de ondas, o que poderia significar que no fundo do mar se estão a produzir emissões de gases e lava.

Recorde-se que a erupção tem lugar dois dias após se ter registado um sismo de 4,3 na escala de Richter. Os especialistas avançaram ainda que o fenómeno levou a uma alteração súbita no processo sísmico, já que acabou por paralisar a trepidação que se sentia há semanas na ilha canária.

No entanto, Teresa Ferreira, investigadora da Universidade dos Açores, considerou hoje "pouco provável" a observação à superfície de fenómenos associados à erupção vulcânica submarina. 

"Tendo em conta informações indicando a possibilidade de a erupção estar a ocorrer a dois mil metros de profundidade, numa zona da Crista Média Atlântica, é pouco provável que cheguem à superfície materiais expelidos pela possível erupção"
, afirmou a investigadora do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos. Teresa Ferreira salientou que a erupção submarina da Serreta, ocorrida entre 1998 e 2000 ao largo da ilha Terceira, nos Açores, foi uma “situação especial”, tendo chegado à superfície materiais que foram observados por pescadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário