segunda-feira, 30 de abril de 2012

Aquíferos




Um aquífero, entende-se por uma formação geológica subterrânea com a capacidade de armazenamento de água, permitindo a sua circulação de forma a que o Homem a possa extrair sem impactes ambientais negativos e em condiçõe economicamente rentáveis.

A zona onde o aquífero é alimentado, denomina-se zona de recarga.

Actividades antrópicas , ou seja, actividades provocadas pelo Homem, ao nível dos aquíferos podem originar diversas formas de poluição, como poluição física (temperatura e radioactividade) , química (metais pesados, excesso de nutrientes…) e por fim, biológica (vírus , bactérias…). Poluições estas, que irão alterar as qualidades deste recurso, tornando a água imprópria para consumo.





Tipos de aquíferos:

Aquíferos livres - nos aquíferos livres existe uma camada impermeável que serve de base a uma zona superior, permeável saturada em água.


Aquíferos cativos ou confinados - são aqueles em que as formações que os constituem estão limitadas, no topo e na base, por formações impermeáveis. Toda a espessura do aquífero está saturada de água e a pressão no seu interior é superior à atmosférica.




Outras formações geológicas que contêm águas subterrêneas:

Aquitardoformação geológica, impermeável, que permite a acumulação de água em falhas e a sua extracção só ocorre quando o furo se localiza sobre a falha.

Aquiclusoformação geológica que armazena água, mas não a liberta.

Esquema com os vários tipos de aquíferos:Nota: neste esquema consideram-se ainda os Aquíferos semiconfinados - neste tipo de aquíferos, uma das formações encaixante, do topo e/ou da base, permite a transferência de água para outro aquífero.

Sem comentários:

Enviar um comentário