terça-feira, 15 de maio de 2012

Solos - Classificação quanto à granulometria

 Solos arenosos

São aqueles que tem grande parte das suas partículas classificadas na fração areia, de tamanho entre 0,05 mm e 2 mm, formado principalmente por cristais de quartzo e minerais primários. Os solos arenosos têm boa aeração e capacidade de infiltração de água. Certas plantas e microorganismos podem viver com mais dificuldades, devido à pouca capacidade de retenção de água.

 Solos siltosos

São aqueles que tem grande parte de suas partículas classificadas na fração silte, de tamanho entre 0,05 e 0,002mm, geralmente são muito erosíveis. O silte não se agrega como as argilas e ao mesmo tempo suas partículas são muito pequenas e leves. São geralmente finos.

 Solos argilosos

São aqueles que tem grande parte de suas partículas classificadas na fração argila, de tamanho menor que 0,002mm (tamanho máximo de um colóide). Não são tão arejados, mas armazenam mais água quando bem estruturados.

 Solo lixiviado

São aqueles que a grande quantidade de chuva carrega os seus nutrientes, tornando o solo pobre ( pobre de potássio, e nitrogénio).

 Solos negros das Planícies e das Pradarias

São aqueles que são ricos em matéria orgânica.

 Solo árido

São aqueles que pela ausência de chuva não desenvolvem o seu solo.

Solos de montanhas

São aqueles que o solo é jovem.

 Solo orgânico

Composto por materiais orgânicos (restos de organismos mortos e em decomposição), além da areia e da argila. Este solo é o que mais favorece o desenvolvimento da vida das plantas, porém os solos orgânicos tropicais como do Brasil, por exemplo, possuem baixa fertilidade.



Reflexão:

Ao longo das aulas temos vindo a estudar os solos, verificamos que os solos se dividem em horizontes, ou seja, camadas de textura diferentes.
Observamos cinco tipos de horizontes, O, A, E, B e C sendo a camada inferior a rocha fresca não meteorizada.


Sem comentários:

Enviar um comentário