A extracção de recursos minerais dá-se principalmente sobre dois processos:
→ Exploração a céu aberto – Normalmente são retirados recursos não metais e rochas ornamentais, estes alteram muito a paisagem quer na remoção de árvores, quer nas grandes depressões que ficam após a retirada das rochas ornamentais. Para minimizar esse impacto frequentemente enchem-se essas depressões com solo não por 100% eficaz.
→ Explorações subterrâneas – em que são retirados os recursos metálicos, há a abertura de galerias no interior da terra, há um abateda vegetação local, mas o mais preocupante como já foi referido quando há exploração do minério este vem sempre acompanhado com material que não tem valor económico que é designado por ganga, que é acumulada no exterior da mina formando as escombreiras, estas são prejudiciais ao meio ambiente pois contêm metais pesados que para além de poluírem o solo pode também contaminar os aquíferos.
Reflexao:
Hoje em dia deparamos que os recursos minerais são mal explorados. Nas aulas verificamos que existem diferentes tipos de exploração, como referimos em cima exploração subterranea e exploração céu aberto. Constatamos que as explorações subterraneas são as que causam mais poluição atraves das reações quimicas.
Fonte: recursos
muito interessante :)
ResponderEliminarcumps. A terra no passado e no futuro